Aprenda a fazer picolés caseiros gostosos, saudáveis e fáceis de preparar

refisa01

Com as altas temperaturas, nada mais gostoso do que um picolé geladinho para refrescar. Mas é bom ficar atento, pois grande parte dos produtos que estão no mercado não são indicados para quem quer seguir uma dieta saudável. Eles são ricos em açúcar, corantes artificiais, conservantes e estabilizantes que podem ser prejudiciais ao organismo.

— Muitas vezes, o açúcar vem mascarado em termos diferentes como xarope de glicose, dextrose e açúcar invertido. Muitos deles também têm em seus ingredientes a gordura trans, que nosso organismo não reconhece e acaba depositando principalmente na região abdominal, sendo um fator de risco para doenças cardiovasculares — explica a nutricionista Cris Tozzo, de Florianópolis (SC).

Nem mesmo os picolés de fruta são garantia de alimento saudável. Além de serem repletos de açúcar, os nutrientes das frutas são perdidos durante o processo de fabricação.

Uma opção é preparar o próprio picolé. Além de mais saudáveis, as versões caseiras permitem criar novos sabores e são uma ótima atividade para fazer com as crianças.

A nutricionista Simone Bach indica três receitas rápidas, nutritivas e gostosas. Elas rendem, em média, três picolés cada.

Picolé de laranja, manga, cenoura e hortelã

Ingredientes
½ copo de suco de laranja natural
½ copo de água
½ cenoura
½ copo de manga picada
2 folhas de hortelã

Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador. Distribua em forminhas próprias e leve ao freezer por duas horas. Coloque o palito e leve novamente ao freezer por oito horas. Retire da forma e está pronto.

Por que faz bem
É rico em vitamina A, que tem um papel importante na saúde da pele e do cabelo, favorecendo o bronzeado. Além disso, tem vitamina C, que tem ação antioxidante e antigripal.

Picolé de coco

Ingredientes
1 copo de polpa de coco
1 copo de água
1 colher de sobremesa de açúcar de coco (pode ser substituído por açúcar demerara ou mel)

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque nas formas e leve ao freezer por duas horas. Retire para colocar o palito e leve novamente ao freezer por oito horas.

Por que faz bem
Traz todos os benefícios da fruta in natura. Contem ácido láurico, uma gordura que rapidamente é transformada em energia no organismo, auxiliando na queima de gordura. É uma boa sugestão para consumir pré-treino. O picolé também tem fibras, que ajudam na redução do colesterol ruim, e função anti-inflamatória.

Picolé de cacau

Ingredientes
4 bananas amassadas
3 colheres de sopa de biomassa de banana verde
3 colheres de sopa de cacau em pó puro
1 colher de sobremesa de açúcar de coco ou açúcar demerara
Chocolate 85% cacau picado a gosto

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes. Coloque nas formas e leve ao freezer por duas horas. Retire, coloque o palito e leve novamente ao freezer por oito horas.

Por que faz bem
O cacau tem antioxidantes que protegem contra doenças cardiovasculares e câncer. Também é rico em vitaminas C e E, cálcio, fósforo e fibras. A banana é uma ótima fonte de energia, contendo vitaminas do complexo B e A, potássio, magnésio, ferro e triptofano, que tem um papel importante na diminuição do estresse e da irritabilidade na TPM. A biomassa, além de agir como espessante natural, é fonte de prebióticos que ajudam no funcionamento intestinal.

Fonte: Clic RBS