Como alimentar-se bem no inverno?

Estas alterações podem levar a uma diminuição significativa da ingestão de vitaminas e minerais, diminuindo as defesas do nosso organismo e tornando-o mais susceptível a determinadas doenças, nomeadamente gripes e constipações. Além disso, podem levar também a um aumento significativo do peso durante o Inverno.

Para contrariar esta tendência e aumentar a ingestão de nutrientes, podemos utilizar alguns truques:

– Sopa de legumes: rica em vitaminas e minerais, água e muita fibra. Comece sempre as suas refeições com um prato de sopa de legumes – com poucas calorias consegue ficar saciado e diminuir a ingestão de alimentos mais calóricos e menos nutritivos.

– Leite quente com cevada ou canela: o café tem benefícios para a saúde mas o seu consumo excessivo tem sido associado a um aumento da tensão arterial, possível aumento do risco de infertilidade e osteoporose e também a uma perda significativa de minerais junto com a urina. Para diminuir o consumo de café, opte pelo leite, muito rico em cálcio, e coloque cevada ou canela em vez de café.

– Chás quentes: para aumentar a ingestão diária de água, utilize os chás quentes. Reveja na edição de Agosto da Revista Equilíbrio algumas plantas que ajudam no controlo do peso e que pode utilizar como infusões.

Para a prevenção de gripes e constipações, além da ingestão adequada de todos os nutrientes, devemos ter especial atenção com a vitamina C. Esta vitamina é um poderoso antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunitário. As principais fontes de vitamina C são: citrinos, kiwis, bróculos, couves de bruxelas, salsa, morangos, tomates e acerola.

O alho é também um alimento muito importante no Inverno pois tem propriedades antivíricas, bactericidas e anti-sépticas, sendo considerado como um “antibiótico natural”. Não se esqueça de colocar alho na sua sopa!

Para além dos alimentos, as plantas medicinais também nos podem ajudar a passar o Inverno sem gripes. A Equinácea é a planta mais utilizada para este efeito pois estimula o sistema imunitário.

Uma receitinha para aquecer os dias frios

Sopa de Frango com Legumes
1 frango cortado em pedaços
1/2 colher de manjericão
Pimenta a gosto
Sal Zizo a gosto
1 dente de alho
3 cenouras tamanho médio cortada em tirinhas
3 cebolas pequenas cortadas em rodelas
300 g de vagem cozida
3 abobrinhas pequenas cortadas em rodelas
1/2 xícara de macarrão

Modo de Preparo
Junte o frango com todos os temperos e 6 xicaras de água e cozinhe em fogo forte até levantar a fervura
Abaixe o fogo e deixe por mais 1 hora
Retire a carne de frango e deixe esfriar
Reserve o caldo
Desosse a carne de frango e corte em pedacinhos
Retire a gordura da superfície do caldo que ficou reservado
Junte o frango picado, a cenoura, a cebola e a vagem
Deixe levantar fervura e abaixe o fogo
Tampe e cozinhe durante 20 minutos
A seguir acrescente a abobrinha, o macarrão e cozinhe durante 15 minutos, ou até que fique bem macio
Retire e sirva quente. Rende 6 porções.

(Tudo Gostoso)