Como Fazer: Canjica Doce

 

Ingredientes:

  • 1 xícara e meia de milho de canjica (aquele branco)
  • 1 litro e meio de água filtrada
  • 1 lata de leite condensado
  • 200 ml de leite de coco (1 vidrinho)
  • Canela em pau
  • 10 cravinhos da índia

 

Modo de Preparo:

Primeiramente, vamos deixar o milho de molho. Eu deixei de um dia pro outro, porque ajuda bastante a cozinhar mais rápido. Em uma tigela, cubra o milho com água filtrada.

Vamos cozinhar o milho. Descarte a água do molho (que vai estar esbranquiçada) e deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 40 minutos. Confira para ver se o milho está cozido ‘al dente’. Se preferir mais macio, deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Após o cozimento, boa parte da água vai secar. Se você preferir a sua canjica mais cremosa, o ponto é esse. Se achar que ela tem que ter mais caldinho, acrescente um pouco de água filtrada. Com a medida da receita, eu não precisei acrescentar nada, ficou no ponto ideal.

Acrescente na mesma panela o leite condensado, o leite de coco, a canela e os cravinhos. Vamos deixar cozinhar por 10 – 15 minutos, de forma que os sabores se misturem. Mexa de vez em quando, pra evitar a formação de nata sobre a canjica. Prove e veja se está adoçado a seu gosto – eu acabei acrescentando 2 colheres de sopa de açúcar porque o noivo é uma formiga – mas não é obrigatório.

Sirva a canjica com canela em pó salpicada ou então com farofa de amendoim – pode ser paçoca também!
Se for congelar, deixe para temperar quando for servir.

Rendimento: porção para 10 pessoas.

Fonte: Gordelícias