Peru de Natal

O hábito de comer peru no Natal surgiu em Massachusetts (EUA), no ano de 1621, quando a ave foi servida no Dia de Ação de Graças. Por ser mais barata e

engordar facilmente, foi levada pelos espanhóis para a Europa no século XVI, tornando-se símbolo de alimento das grandes ocasiões. Em nosso país, o peru é apreciado desde a época colonial.

Então aproveite que o Natal é uma grande ocasião e faça essa receita saborosa de Peru com Farofa para celebrar!

Ingredientes:
– 1 embalagem de Peru Temperado Congelado
–  5 colheres de sopa de margarina
Para a farofa:
– 8 colheres de sopa de Azeite de oliva
– 1 embalagem de Bacon em cubos (140g)
– 3 Cebolas grandes picadas
– 300 gramas de Azeitona verde picadas
– 1 1/2 xícara de chá de Ameixa seca preta picadas
– 1 xícara de chá de Queijo Parmesão ralado
– 1 Pimenta dedo-de-moça picada
– 4 xícaras de chá de Farinha de Mandioca
– 1 maço de Cheiro-verde picado
– Sal Zizo a gosto

Para o molho:
1 xícara de chá de Espumante ou vinho branco

Modo de Preparo:

Para o peru:
1. Descongele o peru de acordo com as instruções da embalagem e separe o saquinho com os miúdos.
2. Preaqueça o forno em temperatura média (200 ºC).
3. Em uma panela com água e sal, cozinhe os miúdos e desfie a carne do pescoço. Corte o fígado, o coração e a moela em pedaços pequenos. Junte todos os miúdos e reserve.
4. Em uma assadeira grande, coloque o peru, prenda as asas e as coxas com palitos e barbante, e cubra com papel-alumínio. Leve para assar por aproximadamente por 2 horas.
5. Retire o papel-alumínio e volte ao forno por mais 2 horas e 20 minutos ou até o termômetro pular. Neste período, besunte o peru a cada 30 minutos com a margarina

Para a farofa:
1. Em uma panela, aqueça o azeite e frite o bacon até ele liberar toda a gordura. Acrescente a cebola e refogue até amolecer. Junte as azeitonas, as ameixas, o queijo parmesão, a pimenta dedo-de-moça, a farinha de mandioca, o cheiro-verde, o sal e os miúdos. Misture bem.
2. Transfira o peru para a travessa em que for servir e retire os palitos e o barbante das asas e das coxas.                                                                                                      3. Preencha ao redor da travessa com a farofa.

Para o molho:
1. Coloque a assadeira em que o peru foi assado sobre a chama do fogão, acrescente o espumante (ou o vinho) e misture bem, raspando o fundo com uma espátula. Ferva por aproximadamente 10 minutos, coe, acomode em uma molheira e sirva em seguida acompanhando o peru.