Programa Alimentos Seguros

O Programa Alimentos Seguros – PAS vem sendo desenvolvido desde 1998 quando foi iniciada a criação de materiais bibliográficos e o desenvolvimento de metodologia para implantação das Boas Práticas e do Sistema APPCC para o setor Indústria.

Na sequência, seguindo uma metodologia que se tornou padrão no PAS, foram formadas as equipes técnicas compostas por multiplicadores, consultores e auditores para atuação junto ao Setor Indústria na implantação das ferramentas orientadas para a segurança dos alimentos.

Logo, entendeu-se que a responsabilidade pela segurança dos alimentos é de todos os elos da cadeia produtiva, desde a produção primária, até o consumidor final, cada elo com suas peculiaridades. Assim, o PAS se expandiu, abrangendo todos os setores, do campo à mesa, num programa nacional de grande sucesso.

No caso do setor Indústria, a grande maioria dos manuais, guias e cartilhas, etc. Foi desenvolvida entre 1998 e 2000. Desde então, esses materiais vêm sendo aplicados na formação de novos consultores, na capacitação de técnicos de empresas e na implantação das Boas Práticas e do Sistema APPCC.

Periodicamente, a Coordenação Nacional do PAS promoveu reuniões dos consultores técnicos para avaliar a adequação das metodologias e dos materiais desenvolvidos às peculiaridades do trabalho que estava sendo realizado em cada Estado e fazer as modificações necessárias. Durante essas reuniões e, como decorrência da experiência prática adquirida em âmbito nacional, ficou evidente que vários aperfeiçoamentos poderiam ser incorporados. Por outro lado, ao longo desse tempo portarias e outros documentos legais foram publicados, modificando exigências, limites e abrangência.

Assim, a presente edição tem por objetivo incorporar todo esse aprendizado adquirido pela equipe de consultores do PAS, bem como, fazer atualizações de modo atender às novas exigências legais.