Uma Engenheira na Cozinha?

menina cozinhando1Você deve estar se perguntado, caso já tenha lido o meu mini-currículo (se não leu ainda, depois desta frase inicial possivelmente vai acabar lendo por curiosidade – assim espero), o que uma Engenheira Química entende de cozinha , ao ponto de escrever para um blog apresentando dicas e informações culinárias, postando materiais técnicos para consultas e mais, publicando receitas?

Confesso que quando recebi o convite, de início (assustador), o encarei como um grande desafio. Então, apresentei uma proposta ao “corajoso” autor do convite,  em que eu escreveria textos abordando situações reais vivenciadas, consultando um banco de dados adquiridos através de minhas próprias aventuras gastronômicas (vou chamar desta forma, porque não sou chef gourmet) compartilhadas com os amigos que me acompanham degustando os pratos elaborados.

Desta forma, as receitas que serão apresentadas aqui, são de pratos muitas vezes presentes no dia a dia em muitas cozinhas, porém, com particularidades que aprendi através dos ensinamentos da minha grande “mestre gourmet”, minha avó Lourena. Esta pessoa especial e fundamental, me ensinou que cozinhar é uma arte que envolve amor, paciência, atenção e, principalmente, compartilhar os sabores do que foi elaborado com as pessoas queridas que nos cercam. E, de fato, é muito gratificante perceber a expressão das pessoas quando degustam um prato por você elaborado. Faça o teste, observe e compartilhe comigo depois esta experiência.

Do ponto de vista técnico, minha especialização citada, bem como as experiências adquiridas profissionalmente nesta área de alimentos, me deixam um pouco mais a vontade para escrever, porém representam um desafio constante e, mais do que nunca, a necessidade de pesquisa constante e atualização.

A ideia aqui será fornecer dicas sobre os cuidados na cozinha, na forma de textos. Para aqueles mais interessados na área, apresentaremos materiais (e-Books, webinars, whitepapers) com referenciais bibliográficos. Desta forma, justifica-se a presença da engenheira “metida a cozinheira”, que pretende contribuir com este blog através de informações úteis para atender as necessidades dos que procuram novas receitas de aplicação do Sal ZIZO, ou para os que buscam dicas de boas práticas na cozinha. Assim, também compartilho o conhecimento técnico bibliográfico para os interessados na área de Segurança dos Alimentos.

Para tanto, é muito importante para mim a sua contribuição como leitor, no que diz respeito a manifestação de opiniões, sugestões, criticas, etc. Vocês serão o meu termômetro para esta aventura que se inicia.

Obrigada!

Jaqueline Velho Araújo
(Jaque)