Madeira, vidro, bambu ou polietileno, o que usar na cozinha?

tabuas-de-corteQual o tipo de tábua de corte e utensílios você costuma utilizar em sua cozinha? Madeira, polietileno, vidro, bambu?

Saiba que se você escolheu a de polietileno, já ganhou pontos.  O uso de materiais de polietileno é recomendado pela Anvisa, com alguns cuidados como: descartá-los dentro de algum tempo por conta dos cortes e ranhuras que acabam sofrendo. As tábuas de vidro têm vantagem de não acumularem cheiros, manchas e nem ficam com ranhuras.

Mas, se for de madeira a tábua que você escolheu, já é hora de aposentá-la (neste contexto, não são somente as tábuas, mas também outros utensílios de madeira como colheres, espátulas, etc). A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já proibiu sua comercialização e utilização nas cozinhas, pois a madeira é um material vivo, cheio de células, que, em contato com outro material orgânico, puxa os sulcos e armazena bactérias. E, não há uma metodologia eficiente para higienizá-la.

O Uso do Bambu
Além desses materiais citados, também podemos falar sobre os utensílios feitos de bambu. Uma tendência totalmente sustentável que toma conta das cozinhas atuais.  O bambu é
um material 100% ecológico, uma vez que ele é renovável, não poluente e auto-sustentável, o que pouparia o corte de muitas árvores. Como suas fibras não apresentam poros, não há acúmulo de resíduos e, pelo baixo atrito, não permite que partículas de metal se soltem das panelas enquanto mexe o alimento, sem falar da grande durabilidade do produto.

-> Ficou curioso para saber mais sobre as Normas da Anvisa e sobre os utensílios que devem ser utilizados em sua cozinha, bem como as leis acerca dessa utilização? Baixe nosso Material Educativo sobre Utensílios de Cozinha, preparado pela Engenheira Química Jaqueline Velho Araújo.

[blog] banner padrao-post