Vaca Atolada

Foto Receita - Vaca AtoladaA Vaca atolada é um prato típico da comida caipira, tem como principais ingredientes costela bovina e mandioca, muito popular em Santa Catarina e outras regiões do Brasil. Tropeiros valeparaibanos carregavam no embornal carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra.

Confira esta deliciosa receita aqui.

Ingredientes

1,5 kg de Costela bovina
500g de aimpim (fresco e descascado)
1 cebola média
5 dentes de alho
1 lasca de pimentão verde
2 tomates maduros
1 xícara de molho pronto de tomate
1 xícara de vinagre branco
3 colheres de óleo de soja
sal e pimenta a gosto
Cheiro Verde

Modo de preparar

Compra da Carne: Ao comprar a carne solicitar para que a costela de boi seja cortada ao meio (na transversal) para que depois seja picada em cortes pequenos.

Cortar a costela em pequenos pedaços, temperar com 2 dentes de alho picado, vinagre e sal (adicionar uma xícara de água – preparar um molho) deixar em repouso por 15 minutos.
Em uma panela grande refoque a cebola picada o alho, o pimentão (picar a lasca de pimentão) e os tomates.
Escorrer o excesso de agua da costela (que estava em repouso) e misturá-la no refogado. Deixe refogar por uns minutos e acrescente água até cobrir toda a carne. Deixe cozinhar em fogo alto. (tempo médio: 3 horas) Acrescente água caso for necessário.
O ponto é quando os ossos da costela estiverem desgrudando (você deve remove-los e descartálos).
Enquanto a carne cozinha, em outra panela coloque o aimpim descascado e cortado para cozinhar apenas com água e sal. (Lembre-se: quando o aimpim ferver pela primeira vez recomenda-se dar o famoso susto, basta adicionar um copo de água gelada) Tempo médio de cozimento: 40 minutos.
Quando o aimpim estiver cozido e a carne macia e sem ossos, misturar o aimpim cozido a carne e continuar cozinhando até que o aimpim fique todo desmanchado na carne. Você deve mexer contantemente.
Para finalizar o prato desliqgue o fogo adicione o cheiro verde, misture e feche a panela por uns 5 minutos. Após isto pode servir!

Dica prática: É perceptível que este é um prato demorado, porém o resultado é delicioso. Porém caso queria fazer de uma maneira mais rápida e prática, coloque a costela picada para cozinhar em uma panela de pressão ( o tempo que levará para desgrudar do osso será de aproximadamente 40 minutos)